domingo, 18 de março de 2012

Carta da Terra – Princípio II - Polo Ipiranga/Cursino - Teatro

Carta da Terra – Princípio II - Polo Ipiranga/Cursino - Teatro

II. Integridade Ecológica

5. Proteger e repor a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial preocupação pela diversidade biológica, e pelos processos naturais que sustentam a vida.

a) Adotar planos e estratégias de desenvolvimento sustentável, a todos os níveis, que façam com que a conservação ambiental e a reabilitação sejam parte integrante de todas as iniciativas de desenvolvimento.

b) Estabelecer e proteger de forma viável as reservas naturais e a biosfera, incluindo regiões selvagens e áreas marinhas, para proteger os sistemas de sustento à vida da Terra, manter a biodiversidade e preservar a nossa herança natural.

c) Promover a recuperação de espécies e de ecossistemas ameaçados.

d) Controlar e erradicar organismos não-nativos ou geneticamente modificados que causem dano às espécies nativas, ao ambiente, e prevenir a introdução desses organismos.

e) Gerir o uso de recursos renováveis como a água, o solo, os produtos florestais e a vida marinha de uma forma que não ultrapasse as taxas de regeneração e que protejam a saúde dos ecossistemas.

f) Gerir a extração e o uso de recursos não-renováveis, como minerais e combustíveis fósseis para que diminuam a exaustão e não causem dano ambiental grave.

6. Prevenir os impactos negativos para o ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma abordagem de precaução.

a) Orientar ações para evitar a possibilidade de sérios ou irreversíveis danos ambientais, mesmo quando a informação científica for incompleta ou inconclusiva.

b) Impor o ônus da prova àqueles que afirmarem que a atividade proposta não causará dano significativo, e responsabilizar as partes pelos danos causados no ambiente.

c) Garantir que a decisão a ser tomada se oriente pelas consequências humanas globais, cumulativas, de longo prazo, indiretas e de longo alcance.

d) Impedir a poluição de qualquer parte do ambiente, e não permitir o aumento de produção de substâncias radioativas, tóxicas ou outras substâncias perigosas.

e) Evitar que o ambiente seja danificado por atividades militares.

7. Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.

a) Reduzir, reutilizar e reciclar materiais usados nos sistemas de produção e consumo e garantir que os resíduos possam ser assimilados pelos sistemas ecológicos;

b) Atuar com restrição e eficiência em relação ao consumo energético e recorrer cada vez mais aos recursos energéticos renováveis, como a energia solar e a eólica;

c) Promover o desenvolvimento, a adoção e a transferência equitativa de tecnologias ambientais seguras;

d) Incluir totalmente os custos ambientais e sociais de bens e serviços no preço de venda, e habilitar os consumidores a identificar produtos que satisfaçam as mais altas normas sociais e ambientais;

e) Garantir acesso universal aos cuidados médicos que fomentem a saúde reprodutiva e a reprodução responsável;

f) Adotar modos de vida que acentuem a qualidade de vida e a subsistência material num mundo finito.

8. Desenvolver o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a permuta aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.

a) Apoiar a cooperação científica e tecnológica internacional relacionada com a sustentabilidade, com especial atenção às necessidades das nações em desenvolvimento;

b) Reconhecer e preservar os conhecimentos tradicionais e a sabedoria espiritual, em todas as culturas, que contribuam para a proteção ambiental e o bem-estar humano;

c) Garantir que informações de vital importância para a saúde humana e para a proteção ambiental, incluindo informação genética, estejam disponíveis no domínio público.

Explicação sobre a performance teatral apresentada:

Uma voz em off (lida pela Neusa) apresentou uma introdução ao tema:

A integridade ecológica é o segundo princípio da Carta da Terra. Este princípio estipula quatro questões essenciais:

a) Proteger e repor a integridade dos sistemas ecológicos da Terra, com especial atenção a diversidade biológica, e pelos processos naturais que sustentam a vida.

b) Prevenir os impactos negativos para o ambiente como o melhor método de proteção ambiental e, quando o conhecimento for limitado, assumir uma abordagem de precaução.

c) Adotar padrões de produção, consumo e reprodução que protejam as capacidades regenerativas da Terra, os direitos humanos e o bem-estar comunitário.

d) Desenvolver o estudo da sustentabilidade ecológica e promover a permuta aberta e a ampla aplicação do conhecimento adquirido.

Como cidadãos como devemos nos posicionar frente a estas questões?

Vamos dar um exemplo a partir de cenas no nosso dia a dia.

Vem comigo!

na Reunião de Condomínio:

(O cenário está preparado com cadeiras em forma de ferradura, mais ou menos 12 cadeiras – é a sala da reunião).

Os personagens entram discutindo entre si, e vão se posicionando nas cadeiras.

Começa a música “W-Brasil”, no trecho estipulado entra em cena o síndico “Tim Maia”, que vem com o Secretário e coloca ordem para o início da reunião.

O Secretário – faz a leitura da pauta do dia:

-- Bom dia! Nós do condomínio “Balança, mas não cai”, estamos hoje reunidos para discutirmos sobre Integridade Ecológica. Como colocar em prática ações que favoreçam a integridade ecológica aqui em nosso condomínio.

A pauta a ser tratada hoje: Problemas com água e com o lixo;

Uma moradora indignada entra pedindo desculpas pelo atraso e relata a cena que presenciou há pouco no caminho.

Helena: – Gente, desculpe pelo atraso. Estava passando pela rua, e observei uma pessoa varrendo a calçada com a mangueira! Ela ficou gastando vários litros de água para empurrar garrafas pets, copos descartáveis, lixo. Além de não recolher, jogou tudo para a calçada do vizinho.

Outra moradora comenta que o porteiro do prédio também faz isso, e que as pessoas no condomínio também gastam água lavando tapetes, e deixam as crianças brincando com a mangueira.

Uma moradora fofoqueira comenta que a vizinha do cachorrinho, não cuida do seu carro, e além disso fica derramando óleo na garagem, e quando chove a água leva o óleo para as calçadas.

O Síndico pede então que alguém possa apresentar alguma proposta.

- Sueli, fale sobre a proposta para a economia de água no condomínio, sugerindo a individualização dos medidores. Devemos conscientizar todos os moradores sobre o uso consciente, afinal trata-se de um recurso renovável.

O Síndico pede então que seja finalizado o tópico e inicie o outro assunto.

- Secretário: fala sobre a questão do lixo.

Ele comenta então que o lixo produzido pelos moradores do prédio está mal acondicionado produzindo mau cheiro e atraindo bichos, e é claro que isso tem gerado muitas reclamações.

A moradora fofoqueira novamente comenta sobre a vizinha do cachorrinho, dizendo que ela joga lixo pelos corredores e não recolhe nem o coco do cachorro.

O Síndico interrompe e solicita que precisam achar uma solução e pergunta quem poderia dar alguma sugestão.

(Entra a moradora com o cachorrinho, e fica conversando com a fofoqueira).

O Síndico interrompe e pede que mantenham o foco na pauta da reunião.

- Verônica! Por favor, dá pra comentar sobre a importância da separação do lixo com a finalidade de reciclagem; e informar que o lixo seco deve ser separado do orgânico, e exponha também sobre os locais de coletas de pilhas e óleo de cozinha.

Após a explanação de Verônica o Síndico pede a adesão de todos e aplaude as sugestões da Verônica.

Uma adolescente, presente na reunião, comenta que fez um trabalho de escola sobre os agrotóxicos, e pede licença para compartilhar com todos os moradores os novos conhecimentos que adiquiriu.

- Segundo uma pesquisa apontou o pimentão é um dos alimentos que mais apresenta índices de resíduos de agrotóxicos. Os agrotóxicos são utilizados na agricultura para combater pragas, fungos e bactérias e também para tornar os alimentos maiores e mais bonitos. Porém, os agrotóxicos são prejudiciais à saúde e pode causar câncer entre outras doenças.

Seria muito bom que os agrotóxicos fossem eliminados do processo de produção de alimentos. Enquanto isso não acontece podemos realizar ações para amenizar o problema e preservar a nossa saúde. A receita é simples, basta deixar os alimentos numa solução de bicarbonato de sódio por meia hora e depois enxaguá-los para consumi-los.

Para cada litro de água, usar uma colher de sopa de bicarbonato de sódio.

O Síndico agradece a colaboração da jovem e então finaliza a reunião do condomínio agradecendo a todos.

Na finalização da performance teatral o síndico coloca-se no centro do palco e dita a seguinte frase:

“A ESCOLHA É NOSSA, CUIDAR DA TERRA E UNS AOS OUTROS! OU PARTICIPAR DA DESTRUIÇÃO DE NÓS MESMOS E DA DIVERSIDADE DA VIDA!

Vira-se para o público, e comenta: Vocês decidem!

E quanto ao condomínio o que vocês querem cuidar ou destruir?

Todos respondem: Cuidar!

O Síndico diz então se não cuidarmos, não poderemos: (segue a música com todos se retirando do local) ....... toma guaraná, suco de caju, goiabada para sobremesa...... toma guaraná......

CAPRI - Carta da Terra Princípio III - Polo Saude - click na primeira imagem